No Rockar News de hoje, conheça o menor carro já produzido em série do mundo, nova montadora nacional de elétricos, lançamento do Renault Kardian e muito mais no Garagem Rockar!
Você sabia que alguns carros bem comuns no nosso mercado, foram feitos em versões que nunca foram vendidas no Brasil? Como os Volkswagen Gol e Fox com motorização a diesel, sem contar o Fiat 147 aventureiro; e o Astra 2.4, já ouviu falar?
Conheça o menor carro já produzido no mundo o Peel P50!E mais… teremos o Hyundai Creta reestilizado e a nova montadora brasileira de carros elétricos, a Lecar! Bora conferir o informativo semanal Rockar News!
Picape conceito da Toyota com nome de IMV 0, está cada vez mais próxima de ser fabricada em série, e ao que tudo indica será lançada em breve no mercado mundial! A Toyota segue apresentando versões da Picape iMV0, cujo nome oficial deve ser Rangga! A montadora japonesa, já tinha apresentado o modelo conceito na indonésia no ano de 2022, e no ano passado trouxe algumas versões que podem ser fabricadas em breve. Inclusive um dos modelos apresentados da pick up quadradinha, apresenta pneus robustos, cabine estendida, e alguns elementos Off Road, o modelo tem clara inspiração ao tradicional modelo das Toyota Land Cruiser, muito por causa do jeito quadradão!
Prestes a ser lançado oficialmente na India, a Hyundai divulgou imagens de como ficará o Creta reestilizado, embora o carro seja um bom produto, e ter embalado nas vendas, mesmo com o design estranho, o Creta vai entrar no modo grethen, e passar por facelift. Terá mudanças na grade dianteira, com faróis integrados ao desenho da grade, na traseira, deixará as atuais lanternas, e adotará lanternas mais retilíneas, interligadas por uma barra que atravessa toda a tampa do por malas, semelhante ao estilo do Hb20. Mesmo por se tratar de um facelift de meia vida, está previsto mudanças no interior do modelo, com um painel digital remodelado, mas a motorização deve permanecer a mesma, embora especula-se que Hyundai deve aposentar por aqui o motor 2.0 litro aspirado, e trará na versão topo de linho o 1.4 turbo, e nas versões de entrada permanecerá o atual e confiável 1.0 turbo de 120 cv. A princípio o novo Creta será lançado na Índia, e por aqui a previsão é que venha no final do primeiro semestre, sendo anunciado como modelo 2025.
No mercado globalizado, é muito comum veículos serem fabricados em um país, porém vendidos em outros mercados, e por aqui temos alguns modelos que tiveram versões fabricadas em solo brasileiro, porém nunca andaram nas gloriosas ruas tupiniquins.
Vamo dá um confere em 5 modelos mad in brasil e exportados:
1-o Fiat 147 foi o primeiro carro da Fiat a ser fabricado no Brasil pela montadora Italiana, mas o que pouca gente sabe, é que o carro chegou a ter uma versão aventureira, talvez aí a mãe das versões que viriam no futuro da linha Fiat, Adventure. O 147 crossfiteiro nunca foi vendido por aqui, mas foi fabricado e exportado, inclusive chegou a ter motorização a diesel. (nunca nem vi)
2-O Chevrolet Astra é outro que foi um grande sucesso no BR, teve verões de motorização 1.8 e 2.0. O que pouca gente sabe, é que o Astra recebeu motorização 2.4, mas todas as verões com esta motorização, foram exportadas para o México e Argentina, inclusive chegou a ter na versão esportiva GSi, carroceria de duas portas, por aqui neca de pitibiriba. (meme vai vendo brasil)
3- Outro carro bastante popular por aqui foi o Ecosport, que por aqui teve versões somente movidas a gasolina e flex. Mas a versão de exportação, era produzida com o motor 1.4 diesel da Peugeot, e também ia direto pra Argentina.
4- O Gol foi outro carro que teve versões fabricadas aqui, e vendidas no Paraguai, (meme mentira) Era exportado também pra Argentina, mas aqui um detalhe, sobretudo o Gol G4, que é de longe pior versão do Gol, no que se refere a acabamento, que aqui tinha um painel espartano, e materiais de péssima qualidade, quem nunca arrancou uma maçaneta quando foi abrir a porta que atire a primeira pedra. Mas lá fora, o acabamento do carro era melhor, na realidade era o do Gol G3, que além de ser mais bonito, era melhor construído. Que isso hein dona Volksvagen?
Renault Kardin
O Suv compacto terá o lançamento oficial no mês de março.
O modelo deverá ter possuir 4 versões: Evolution, Techno, Iconic, e uma versão de lançamento com unidades limitadas, a Premiere Edition. O que se sabe, é que virá de série com painel de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia de 8 polegadas. Virá com motorização 1.0 turboflex de injeção direta de combustível, e potencia fica na casa dos 125 cavalos e 22,4 kgfm de torque. Nada mal! (meme é sim) A Renault mira na concorrência, sobretudo no Fiat Pulse, e deve trazer nas versões mais básicas o motor 1.6 aspirado, já utilizado na gama de veículos Renault, embora não tenho divulgado os preços de venda, a expectativa é que seja na mesma faixa de preços do Fiat Pulse, custando entre 105 e 135 mil realezas!
Pra diminuir custos de produção, e melhorar o trânsito sobretudo nas cidades, o mercado automotivo de vez em sempre, lança carros pequenos para o público consumidor, e não de hoje que vez e outra aparecem carros ultracompactos, um exemplo bastante conhecido é a Romiseta, carrinho compacto para dois ocupantes produzido na década de 60.
E nos dias de hoje também a aprecem modelos ultracompactos, como o Smart , e o elétrico da Renault Twizy.
Mas o carro produzido e homologado para rodar em vias públicas, que detém o recorde de menor carro do mundo, inclusive sendo reconhecido pelo Guinness Records, é o Peel P50, que foi produzido pela empresa britânica Peel Engineering Company.
Teve aproximadamente 100 unidade produzidas apenas, e tinha 1,34 de comprimento, 98 cm de largura, 1 metro de altura, e pesava em torno de 60 Kg. Hoje o modelo é uma relíquia, e chega a ser vendido por valores que ultrapassam os 200 mil reais! Hoje em dia uma empresa britânica, a P50 Cars, detém o direito do projeto, e está oferendo uma reendição do carrinho por valores mais condizentes com o seu tamanho, e motorizações a gasolina e também elétricos!
Carro elétrico nacional, será que vai?
O Brasil já possui marcas de veículos 100% nacionais, como a saudosa Gurgel, a JPX do Eike Batista, lembra dele? Na realidade os jipes eram projetos franceses, que foram abrasileirados e produzidos Maid in pão de queijolandia, isso mesmo a fábrica era aqui pertim, em Pouso Alegre Minas Gerais, e por último, a Troller, que fabrica os jipes no estado do Ceará, e que era um carro bem legal, até ser vendida para a Ford, e virar poeira, já que a Ford encerrou a produção dos jipes Troller.
Mas o empresário Flavio Figueiredo Assis, empresário do setor financeiro, apresentou no mês de dezembro de 2023, o primeiro protótipo do carro elétrico produzido com tecnologia brasileira. A Lecar, nome da montadora do empresário, promete ser a primeira fabricante nacional no seguimento de carros elétricos, e o Lecar 459, que após ser apresentado a imprensa, deverá seguir para a Inglaterra para ser testado e passar por homologações , a estimativa é que ainda neste ano de 2024 comece a ser produzido.