Fala Rockares! Tudo beleza com vocês? Sou proprietário de um Ford Ka ano 2018/2019 a cerca de 2 anos, e hoje trago aqui alguns pontos positivos e negativos no uso diário desse hathc compacto.
O Ford dessa segunda geração, tem um ótimo custo benefício, sobretudo pra quem necessita de um carro pra rodar no dia a dia, se você trabalha com Uber ou aplicativo de transporte, o Ford Ka é uma boa pedida!
Entre os pontos positivos do Ka versão SE, quero destacar a ergonomia, já que o carro conta regulagem de altura do banco do motorista, e também regulagem de altura do volante, junto a coluna de direção, deixando o carro confortável pra pessoas de estatura menor, e também pra pessoas mais altas.
Outro ponto positivo é o espaço interno, possui bons nichos de porta trecos e porta copos, para o ocupantes da frente o carro tem bom espaço para as pernas e ombros; no banco traseiro nada de aperto, dois ocupantes adultos vão com relativo conforto, se apertar um pouco 3 pessoas vão de boa, pra você ter ideia, o aproveitamento do branco traseiro é um pouco melhor que o do concorrente da Hyundai HB20. O porta malas pesar de pequeno, somente 257 litros em detrimento do melhor espaço de cabine; é bem acabado com carpete e possui luz interna, que facilita muito a noite ou em garagens escuras.
O ar condicionado do Ford KA merece destaque, é o melhor da categoria, consegue refrigerar o habitáculo e ainda possui a função turbo, que dá um “up” e melhora o que já é bom! Ponto pro carro!
O preço do Ford KA é outro ponto positivo, em decorrência da saída da Ford do Brasil, muita gente ficou com receio de não achar peças de manutenção, e o carro acabou por ficar mais barato que os seus concorrentes diretos, na média em torno de 5 mil reais a menos que HB20 Chevrolet Onix, de versões similares.
A direção é outro ponto positivo do carro, é elétrica e até que direta quando se está em velocidades maiores, e é bastante leve pra fazer manobras em baixa velocidade.
Positivamente, o KA tem uma bom construção, ao longo dos dois anos com o carro, não tive problemas com manutenção, foi trocado apenas a sonda lambda, polia do alternador, e recentemente a troca dos amortecedores dianteiros, e devido a robustez, nenhum outro item da suspensão foi trocado, levando em conta que a utilização do carro é severa, somente transito de cidade e ruas esburacadas!
Entre os pontos negativos, está a baixa altura do solo, e o ângulo de entrada baixo, que ainda por cima possui um borrachão abaixo do para-choque dianteiro, fazendo com que o KA raspe em quebra molas, e qualquer entrada de prédio.
A suspenção embora seja bastante confortável, é um pouco mole, fazendo com que o carro copie muito a irregularidade do asfalto; nos quebra molas, não chega a dar batente de suspensão, mas a sensação é que bate, nem se compara a suspensão dos Fiat.
Outro ponto que não gosto é da ausência do medidor de temperatura do motor, tendo somente a luz indicativa, que irá ascender somente quando o motor estiver a ponto de dar algum problema de aquecimento crônico, embora muitas montadoras estejam deixando de lado esse instrumento, acho uma grande falha a falta do mesmo; as montadoras só se preocupam com o primeiro dono, e com os 5 primeiros anos de uso do carro.
A coluna “A” é bastante larga, e juntando ao fato do retrovisor ficar muito próximo da coluna e janela do lado do motorista, cria se um ponto cego bastante inconveniente, o que não acontece com o seu irmão Ford Fiesta. Se você não ficar atento pode ter problemas em cruzamentos e rotatórias devido ao ponto cego, que esconde até um caminhão, moto então, nem se fala…
E fechando os pontos negativos, está no fato de que o motor não gira por corrente de comando, e sim por correia dentada banhada a óleo. S você não ficar atendo nas trocas de óleo, ou colocar óleo de baixa qualidade não recomendado, você pode comprometer a correia, e se ela se romper, é praticamente impossível fazer uma retifica nesse motor 3 cilindros, que é feito totalmente em alumínio.